domingo, 31 de outubro de 2010

O ESPINHO NA CARNE E A RESPOSTA DE DEUS


E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

Neste texto de II Coríntios 12.7,8 vemos a narração feita pelo apóstolo Paulo que nos diz sobre o espinho na carne que recebera após as revelações. A palavra skolops que é utilizada para espinho aparece somente neste texto e mais em nenhum outro no Novo Testamento, era usada para qualquer objeto pontiagudo, isto é, estaca, anzol, lasca de madeira ou metal e espinho. Neste contexto podemos entender que seja um espinho.
O apóstolo segue descrevendo o espinho na carne como mensageiro de satanás. Como fica então está questão “mensageiro de sátanas”. Neste texto satanás recebeu a permissão para perturbar Paulo. Certamente podemos entender pela Palavra de Deus que satanás não tem poder a não ser o que Deus lhe permite utilizar. Porém todas as ações de satanás acabam sendo utilizadas para o propósito divino, seja ela qual situação for, no caso do apóstolo Paulo foi o espinho na carne.

O que era este espinho?

Não se pode saber ao certo qual seria este espinho na carne. Porém algumas sugestões são apresentadas:
1ª. Alguma forma de perturbação espiritual, opressão demoniaca. 2ª. Perseguições – adversários judeus, ou pelos adversários cristãos que se opunham a Paulo. 3ª. Enfermidade fisica ou mental- problemas nos olhos, febre continúa, gagueira, epilepsia ou perturbação neurológica.
A mais aceitável e provável é que o espinho na carne seja um problema nos olhos baseado no texto de Gálatas 4.15. Sendo assim o que podemos aprender com isso? O que mais nos interessa neste contexto é a resposta de Deus ao Apóstolo Paulo “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Em quantos momentos de nossa vida achamos por conta própria que não há mais saida ou solução para o problema enfrentado. O apóstolo Paulo enfrentava algo muito mais complexo e dificíl que muitos problemas modernos que enfrentamos, mas Deus não retirou o espinho de Paulo, pois a graça de Deus o ajudaria a conviver com o espinho.
E nós nos contentariamos com esta resposta? Certamente não! Devido ao fato de estarmos vivendo em mundo pós-moderno onde tudo é relativo e que tudo gira em torno de uma palavra “imediatismo”- é pra agora, pra hoje se não, não quero mais. É assim que muitos “crentes” da era atual tem se portado diante de Deus, acham que podem manipulá-lo, mas Deus não age mediante pressão do ser humano, - “Se Deus não resolver meu problema, não curar minha doença, não restaurar minha familia, não transformar minha situação financeira, isto é, não tirar o meu “espinho na carne” não vou mais a igreja”. Isto acontece com muitos, mas se não enfrentarmos as dificuldades que a vida nos proporciona nunca seremos fortes o suficiente. Já o apóstolo Paulo aprendeu a lição depois da resposta de Deus, ele diz no versículo 10: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando sou fraco é que sou forte”.
A graça de Deus basta para cada um de nós, que possamos deixar que todas as situações gerem em nós o caráter de Cristo, pois em todas elas o poder de Deus se aperfeiçoará na nossa fraqueza.

Fique na paz de Jesus

_________________________________________________________________

Bibliografia

KRUSE, Colin. 2º Coríntios, introdução e comentário. Vida Nova: São Paulo.

Bíblia de estudo N.V.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário