terça-feira, 22 de março de 2011

PISANDO NA CABEÇA DO INIMIGO


Ao longo do tempo tenho ouvido muitas frases que se tornam chavões evangélicos, mas quero me ater neste texto a somente uma frase que certamente você já ouviu ou talvez até mesmo já disse; “Pisa na cabeça do inimigo (ou da serpente)”. Porém esta frase está correta? Vamos observar o que a Palavra de Deus nos diz sobre tal assunto.
As pessoas que pronunciam tal frase se baseiam no que diz o evangelista Lucas em 10.19: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas esta passagem não fica bem claro se é literal ou figurada. No entanto é mais sensato tê-la como figurada. Sendo assim cobras e escorpiões talvez representem espiritos malignos; e o inimigo é o próprio Sátanas. Mas algo ainda mais importante no contexto do versículo 19. O próprio Jesus esclarece que não era para os discipulos se alegrarem pelo simples fato de os espiritos malignos se submeterem a eles e sim porque tinham a salvação. O que podemos entender nesta passagem é que estamos revestidos de autoridade contra toda força do mal e que estes tem que se submeter ao poder do nome de Jesus através de nós. Então podemos pisar na cabeça do diabo ou não? Diante disso partiremos do princípio de que a Bíblia explica a si própria, analisemos outros textos complementares. Em Efésios 1.20-23 nos diz: Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e dominio e de todo o nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas em toda e qualquer circunstância.(N.V.I Grifo meu). No versículo 22 deixa bem claro que Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés de Jesus. O que devemos entender é que o poder pertence a Jesus e não a nós meros mortais dependentes da graça. Se nem mesmo o arcanjo Miguel usou pronunciar palavra de maldição contra sátanas, porém disse: O Senhor te repreenda (Judas 9). Mas, então o que dizer de Romanos 16.20: Em breve o Deus da paz esmagará a Sátanas debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês. E aí? Atente para o texto, em breve o Deus da Paz, isto é Jesus esmagará a Sátanas. As palavras em breve nos remete a algo futuro, isto é no juizo final onde Cristo juntamente com sua igreja presente esmagará a Sátanas, uma figuração da derrota definitiva de Sátanas se cumprindo o que diz Gênesis 3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a sua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Ele já iniciou todo esse processo, pois Sátanas já foi vencido por Jesus na Cruz e ressuscitando dentre os mortos. Por isso preste atenção em pronunciar: "pisa na cabeça do inimigo", apesar de sermos vencedores juntamente com Cristo, devemos lembrar que o poder é Dele e não nosso e que em breve como igreja sem mácula e com Cristo na eternidade pisaremos na cabeça da serpente de uma vez por todas.
Fique na Paz de Jesus
_____________________________________________________________
Bíblia de estudo N.V.I
Bíblia de Estudo Macarthur
BRUCE, F.F. Romanos, introdução e comentário.
MORRIS, L. Leon. Lucas, introdução e comentário.

8 comentários:

  1. Concordo plenamente! essas frases geralmente são inseridas em alguns louvores.. e infelizmente, muitos louvores não falam das maravilhas de nosso Deus, mas sim da vontade do Homem: "eu quero.." "eu vou.." "eu preciso.." como se Deus tivesse alguma dívida conosco. Ótimo texto André!

    ResponderExcluir
  2. Também concordo plenamente. Me prendo ao texto de Judas 9.
    Infelizmente muitos estão "falando" algo sem fundamento bíblico e se expondo demais, pois se estivermos em plena santificação com certeza o inimigo fugirá de nós sem que tenhamos que dizer uma palavra.
    Wagner

    ResponderExcluir
  3. O grande problema dos "neoevangélicos", é que, devido aos pastores não pregarem mais o evangelho genuíno, e ficarem inventando falso avivamento, evangelho da prosperidade, auto ajuda etc, e somado a isso o povo não estuda a bíblia, resultado: o povo fica repetindo igual papagaio, sem saber direito o que estão falando, um horror!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho comigo perdemos muito tempo com debates de ataquea outra denominação e as almas se perdendo no nome de Jesus eu posso tudo pois eu sou coerdeiro da benção com cristo Jesus e o Pai do céu que tudo ver me concede pois estou na posição de filho com cristo

      Excluir
  4. Muuito boa explicação!!!! Que Deus continue abençoando este blog para que atráves do Espírito Santo, poderem tirar as dúvidas de muitos outros!!!

    ResponderExcluir
  5. Texto muito esclarecedor, muito obrigado que Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente.. e era esse estudo que eu procurava,
    eu falo mas as pessoas chacota de mim... acho pq naum sou Pastor ainda.. mas amém.. o que importa é o que eu acredito.. pq o diabo é espirito e nos somos humanos... ou seja só em Espiro que poderia pisar no diabo... abraços;..

    ResponderExcluir
  7. E tem crente que glorifica, pula quando ouve isso, mais quando vê uma barata sai correndo. Imagine uma serpente

    ResponderExcluir