quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O nome de Deus é JÁ?



Em muitas ocasiões e pregações ouvi dizer que o nome de Deus é Já. Diante disto muitos pregadores expõem tal ideia como no sentido de que Deus aja sempre de forma imediata em qualquer situação e ainda determinam a Deus e clamam para que entre com providência instantânea. No entanto está afirmação está incorreta devido a um erro de tradução para o português. Certamente você pode estar pensando, “a Bíblia tem erros?”. Sim, a Bíblia pode conter erros, porém erros de tradução cometidos por alguns tradutores, mas isto não desconstrói a verdade de que a Bíblia é infalível, inerrante e que não contém contradições em seu conteúdo, levando em conta que Deus é perfeito e todas as suas obras. Sendo assim analisemos a questão do nome de Deus ser Já. O erro se dá devido à tradução da versão Almeida revista e corrigida 1981 do Salmo 68.4, onde aparece o nome de Deus como Já.

Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é JÁ; exultai diante dele”.

Porém a tradução correta da palavra JÁ seria JAH, devido ser uma abreviação de JAHWEH (Yahweh) , em português Javé ou Jeová, que é o nome pessoal de Deus derivado do tetragrama hebraico YHWH (no hebraico não contava com as letras vogais). Em algumas traduções mais recentes este erro foi resolvido, pois traduzem a palavra JÁ por Senhor ou Jeová. Desta forma devemos entender que cabe a nós como ouvintes da Palavra de Deus pesquisar e saber se o texto referido está correto ou não. Há uma responsabilidade para nós. Não devemos ser crentes papagaios, isto é, ouvir na igreja algo e passar a diante sem ao menos saber se está correto. Certamente isto não diminui o poder do nosso Deus agir, mas Ele aje como quiser talvez já ou não, pois Ele sabe quando agir. Lembre-se Deus é o criador, você criatura feita por Ele e que em Cristo passou a ser chamado de filho.

Fique na Paz

Biblia Almeida revista e corrigida 1981.
Biblia N.V.I de estudo.
DOUGLAS, J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 1995.
ZIBORDI, Ciro Sanches. Erros que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: Ed. CPAD, 2009.

Um comentário:

  1. É VERDADE!
    AO LERMOS A BÍBLIA, ENCONTRAMOS MUITOS ERROS DE CONCORDÂNCIA, MAS COMO JÁ FOI CITADO, ISSO NÃO TIRA O PODER QUE A PALAVRA DE DEUS POSSUI, É UM ERRO CAUSADO NA TRADUÇÃO.
    SIMONE CUSTÓDIO.
    DEUS É FIEL!

    ResponderExcluir