quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Unidade


Em nossos dias pouco ouvimos em falar em unidade nas igrejas. Talvez seja pelo fato de nossa sociedade estar se tornando cada vez mais individualista. Por isso gostaria de relevar e acender uma centelha em nossas cabeças sobre tal assunto. Segundo o dicionário Aurélio, unidade significa: combinação de esforços e de pensamentos. Porém o que devemos ter em mente é que a unidade no corpo de Cristo (igreja) não está ligada ao fato de termos o mesmo modo de pensar em tudo, pois isso seria algo um tanto quanto difícil de ser aplicado, levando em conta que cada ser humano é dotado de personalidades diferentes e opiniões diferentes. Então quando pensamos em unidade da igreja significa combinar nossos esforços e pensamentos para a cruz de Cristo. Sendo assim teremos em nossas convivências eclesiásticas muitas pessoas que pensam diferente de nós em muitas coisas. Alguns acreditam em arminianismo, outros no calvinismo e assim vai. Porém estas coisas são doutrinas nas quais a Bíblia afirma e que pode ser creditada de forma diferente. Até ai tudo bem, mas existe o que podemos chamar de verdades essenciais que não podemos abrir mão. É claro que em algum lugar você já ouviu alguém dizer: “Cada um tem a sua verdade, depende do ponto de vista”. Esta é uma idéia pós-moderna que acredita que a verdade é relativa e que não há verdade absoluta. Porém a Bíblia Sagrada é a verdade absoluta existente, devido ser a Palavra de Deus escrita por homens mediante a inspiração divina. O próprio Cristo nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (João 14.6). O autor Tim Riter em seu livro 12 mentiras que você ouve na igreja (pág. 213) define sete verdades essenciais baseadas em Efésios 4.4-6, vejamos quais são: 1. um só corpo- se refere a igreja; 2. um só Espírito- Espírito Santo como parte da divindade; 3. Uma só esperança- retorno de Cristo e nossa morada no céu; 4. um só Senhor- Jesus como parte de divindade e como Senhor da nossa vida; 5. Uma só fé- Proclamação da fé em Jesus; 6. um só batismo- fala da necessidade de participamos dessa comunhão. O filho não se torna cristão porque os pais são; 7. um só Deus e Pai – preeminente na trindade. Estas verdades segundo Tim Riter são as bases para a unidade. Sendo assim certamente não haverá na convivência eclesiástica concordância doutrinária, porém deve haver concordância nestas verdades essências.
Em Efésios 4.3 o Apóstolo Paulo nos diz algo muito importante: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.
No original procurando guardar nos dá o significado de “façam todo o esforço” , está no presente e imperativo. Esta definição nos dá a ideia de que quem cria a unidade é Deus, e esta foi criada devido a morte expiatória de Cristo. A nossa parte diante disto é ter a responsabilidade de evitar que essa unidade seja destruida. Então temos um compromisso de sermos agentes mantenedores de unidade e não destruidores. É necessário colocar a unidade em prática e não somente ser um discurso bonito e apreciativo. Sendo assim muitos por não aceitarem a doutrina de suas igrejas e pensarem diferente, acreditam não haver espaço para si, então ao invés de propor a unidade, a destrói, devido a seu modo de pensar ser melhor do que os outros que pensam diferente e acabem se apoiando em sua própria verdade. Outros por acharem suas opiniões certas desconsideram a opinião contrária e começam a falar mal do grupo contrário. Isto é uma forma desastrosa de acabar com a unidade da igreja
Não há como vivermos isolados uns dos outros, sejamos uma igreja (você) unida não na mesma forma de pensar em tudo e sim unidos com o mesmo propósito, a mensagem da cruz. Lembre-se que a unidade é um principio que vem de Deus, mantê-la depende de você.

Fique na PAz

Biblia N.V.I de Estudo

RITER, Tim. 12 mentiras que você ouve na igreja. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário