quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SAL DA TERRA E LUZ DO MUND0


Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.(Mateus 5.13 a 16)

O que realmente é ser sal da terra e luz do mundo? Na verdade Jesus não nos diz para sermos sal e luz, Ele simplesmente diz “Vós sois sal da terra. Vós sois a luz mundo”. É diferente buscar ser do que já ser. Todo aquele que se entrega a Jesus é membro do seu reino e seu discípulo, por isso já somos sal e luz. Segundo Itamir Neves de Souza, “o sal atua de forma interessante: não aparece, mas vai penetrando. Ele muda os elementos com os quais mantém contato”. (SOUZA, Pg. 95). Naqueles dias o sal tinha o poder de conservar, preservar e combater a corrupção. Se os discípulos de Cristo não forem capaz de exercer as mesmas funções, para que servem? Como nos relata o texto para nada serve, a não ser jogado fora e pisoteado. O cristão que não faz diferença nos lugares por onde passa ou que não quer ser descoberto não está exercendo a função de sal. O discípulo de Cristo não pode deixar de mostrar quem ele é, deve acima de tudo lutar contra tudo que é corrupto. Ainda mais, deve lutar contra toda a podridão, principalmente em dias onde se valoriza o que dá certo, não o que é certo. Jesus segue dizendo que somos a “luz do mundo”. Luz esta que não deve ficar escondida, mas sim iluminar, refletindo a luz de Cristo. Porém o que vemos hoje é a busca por evidenciar a própria luz, iluminando o próprio bolso, demonstrando ser do reino, mas não passa de fachada para auto-enriquecimento. No entanto, o que é discípulo de Cristo, deseja ardentemente demonstrar a luz de Jesus, através de uma vida reta pela palavra, levando a mensagem da cruz ao coração do pecador que se encontra em trevas.
Temos então que começar a exercer uma função positiva em meio a nossa sociedade, sendo cristãos de verdade, não apenas confessional. É hora de agir contrariamente ao ideal evangélico que estamos vivendo em nossos dias, é hora de pregar a verdade e não simplesmente agradar um “público” que busca por suas necessidades materiais somente. Chega de querermos agradar a todos com palavras sem sentido e sem nenhum fundamento bíblico, pois o que realmente tem o poder de transformar é Deus através da pregação de sua Palavra. Certa vez Russell Shedd disse: “É tão comum ouvir em nossos dias mensagens que apresentam pouca profundidade e reflexão e raro interesse em expor o sentido verdadeiro do texto bíblico”. É de extrema importância exercemos nossas funções de sal e luz, pois desta forma os que estão em trevas possam reconhecer quem somos e atribuir glória a Deus, lembre-se disso glórias a Deus e não ao homem. Todo aquele que diz ser cristão e busca glória para si, evita-o, e busque seguir os passos daquele que anseia dar toda glória a Deus.
_____________________________________________________________
SOUZA, Itamir Neves de; MCGEE, John Vernon. Através da Bíblia, Comentário Bíblico de Mateus. Ed.R.T.M

2 comentários:

  1. Que Palavra abençoada! Verdadeiramente Deus nos fez sal da terra e luz do mundo. Oremos para que a igreja de Cristo possa se conscientizar disso e sair do anonimato.

    ResponderExcluir
  2. Caro André Rubinho, paz e parabéns pelo conteúdo do teu blog. Vim conhecer a sua página digital e desejar felicitações neste novo ano. Deus seja contigo iluminando teus passos e ti usando para ganhar almas...

    Aproveito e deixo o convite para visitar e opinar no blog.

    Link:
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    At.,
    Profº Francisco Netto

    ResponderExcluir