quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Radicados, edificados e confirmados na fé


O apóstolo Paulo como toda a inspiração do Espírito Santo nos demonstra em sua carta aos Colossenses no capítulo 2.6 e 7 o seguinte: Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Paulo exorta aos colossenses a expressarem uma vida de reconhecimento do senhorio de Cristo em suas vidas em todo o tempo. O verbo utilizado por “andai” no capítulo 6 significa algo prático como “conduzam sua vida nele”. Eis a questão: será que estamos conduzindo a vida nele ou nós estamos conduzindo? Fico a pensar o quanto estamos nos tornamos egoístas a cada dia na busca de um cristianismo sem sofrimento, sem renúncia, sem mudança e cheio de imposições a Deus como se Ele fosse obrigado a cumprir todo o desejo do nosso coração. Podemos ver isso a partir de uma análise das letras das músicas “evangélicas” de hoje que utilizam o pronome pessoal da primeira pessoa do singular de forma constante como estas que podemos ver; eu quero de volta o que é meu..., eu tenho a marca da promessa..., hoje meu milagre vai chegar, eu vou crer não vou duvidar..., estas são algumas dentre muitas que existem. Poucas são as músicas nas quais o centro delas é Jesus e que nos levam a ter uma vida com ele, a andar nele. Muitos “pregam” um evangelho onde Jesus aparece de vez em quando, porém o verdadeiro evangelho Jesus é sempre o centro, é uma pregação cristocêntrica sem temer o que possa acontecer, se está agradando ou não, o que importa é pregar a verdade tal como ela é, isto é andar em Cristo. Este ato requer passar por momentos de sofrimento, renúncia do ego e uma vida de dedicação ao reino, sempre aos pés da cruz reconhecendo que a graça, o poder e a glória pertencem a Jesus.
Diante deste fato no versículo 7 vemos as metáforas utilizadas pelo apóstolo Paulo. A princípio ele utiliza a linguagem de horticultura, arraigados, como uma árvore enraizada, isto demonstra algo que não é arrancado facilmente, esta bem firme. Já para a palavra edificados usa a linguagem de arquitetura que denota um crescimento progressivo, onde a trasformação é aos poucos, dia a dia. E finalizando usa o termo confirmados, que denota a idéia juridica, isto é, um contrato ratificado e obrigatório, onde o que é feito não pode regressar, nem ser mudado e isto com fé. Todas estas metáforas são utilizadas para descrever a intenção do apóstolo Paulo em lembrar o povo de colossos para permanecerem firmes no verdadeiro evangelho e não se render aos falsos ensinos.
Com isso é possível entendermos que este crescimento em Cristo é gradativo e contínuo.
Assim o cristianismo que Paulo pregava nunca foi e nunca será moleza. É certo que grandes homens viveram o verdadeiro evangelho e sofreram no passado para que o Cristianismo fosse propagado, entre estes se encontram John Wycliffe, John Huss pessoas que realmente lutaram pelo evangelho de Jesus, antes mesmo de Lutero e Calvino que foram os icones da reforma protestante, porém os desconhecidos nem sempre são lembrados. Agora cabe a nós simplesmente dar continuidade a este processo sem exitar e nem se vender a um evangelho comercial, onde se preocupa com o lucro e com a fama adquirida, sem se importar se esta de acordo com a Palavra de Deus ou não. O que devemos ter sempre em mente é que nossa vida deve estar em Cristo, e quando isto acontece a certeza de que estamos debaixo de sua vontade aumenta e Ele mesmo nos dá força para continuar através do Espirito Santo, pois Jesus é a verdade, então se pregarmos a verdade Ele sempre estará conosco. Não busque holofotes, busque andar em Cristo, arraigados, edificados e confirmados na fé.
Fique na Paz de Jesus
____________________________________________________
MARTIN, Ralph P. Colossenses e Filemom, introdução e comentário. São Paulo. Ed.Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário