sexta-feira, 24 de setembro de 2010

É possível ser alegre!



O ser humano vive em busca da alegria em todas as áreas da vida, e para tê-la fazem o que for necessário. Buscam vários métodos, fórmulas e religiões. Alguns tentam encontrar a alegria em coisas supérfluas como bebidas, drogas, sexo, carros, dinheiro, poder, viagens pelo mundo, bens materiais, etc. Mas nenhuma destas alternativas não passam de momentos ilusórios de uma pseudo-alegria e acabam enganando a si mesmos. Tudo isso na busca do preenchimento do vazio existencial que há dentro do coração humano.
Para muitos a alegria é um estado de espírito que deve ser sempre mantido em evolução. Outros pensam que a alegria esta vinculada a estar bem financeiramente, ter todos os bens desejados nesta vida e sucesso em todas as áreas. Diante deste pensamento certa vez conversando com uma pessoa ela disse assim: “Eu não sou feliz porque tudo dá errado na minha vida, quando melhora um lado, estraga o outro”. Porém a verdadeira alegria não consiste em estar bem em todo o momento, e nem ter tudo o que se deseja. No entanto é possível ser alegre mesmo passando por momentos desanimadores, problemas e dificuldades. Desta forma não se pode entender que nunca ficaremos tristes ou desanimados, mas que nestes momentos a alegria nos motivará. Você pode estar se perguntando agora: Como isso é possível?
No capítulo 4 e versículo 4 da carta do apóstolo Paulo aos Filipenses nos diz: Alegrai-vos sempre no Senhor, e digo outra vez: Alegrai-vos. Neste contexto Paulo emprega a palavra chara no grego para descrever alegria. O mais interessante é que o Apóstolo Paulo escreveu esta carta provavelmente preso em Roma ou Éfeso, mas mesmo assim encoraja os filipenses que estavam livres a viverem em alegria. Nesta carta ele utilizou a palavra alegria (substantivos, verbos e sinônimos) cerca de 15 vezes. Assim nos ensinou que é possível obter alegria nesta terra se estivermos unidos em comunhão com o Criador das nossas vidas, mesmo vivendo momentos desfavoráveis, pois esta alegria não é meramente terrestre e humana e sim no Senhor. Não podemos nos esquecer também que a alegria é um fruto do Espírito, é produzido por ele em nós (Gálatas 5.22). Não há outra forma neste mundo para se obter a verdadeira alegria. Talvez você precise viver esta alegria mesmo já sendo crente, freqüentando a igreja, por isso se entregue completamente a Cristo de todo o seu ser e assim realmente viverá a verdadeira alegria e conseguirá enfrentar as situações desfavoráveis. Quando se vive na presença de Deus a alegria não é passageira e sim permanente e integral, pois aquele que vive em Cristo não depende de fatores externos para ser feliz.

Eu vos tenho dito estas coisas para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa alegria seja plena. João 15.11


Fique na Paz de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário