sexta-feira, 12 de junho de 2009

Passos para ser um pai exemplar segundo as escrituras.

Existem pais que procuram de todas as formas serem o melhor pai do mundo para seus filhos, mas ao passar do tempo descobrem que não estão cumprindo este papel de forma eficaz. Mas nem tudo esta perdido, pois, existe um livro riquíssimo que ensina a se tornar um pai exemplar, a Palavra de Deus, que é a bússola para o pai cristão.
A seguir veremos três passos para ser um pai exemplar segundo as escrituras, tendo como texto base Efésios 6.4.

1. Passo - Não abusar da autoridade. Quando Paulo diz: Vós pais não irritem vossos filhos, é no sentido de não abusar da autoridade. O Ap. Paulo faz um contraste com a cultura romana de sua época. Pois na chefia da família Romana havia o Pater famílias, que exercia autoridade soberana sobre todos os membros da família, e este exercia o direito de castigar seus filhos e esposa. Poderia também matar seus filhos recém nascidos; ou abandona-los, e quando achava conveniente vendia sua família como escrava e se quisesse aplicava pena de morte a seus filhos.
Mas Paulo exorta os Pais cristãos que sejam diferentes, lembrando que a paternidade deles era derivada de “um só Deus e Pai de todos”. Sendo assim os pais deveriam cuidar de sua família. Pois, toda autoridade que Deus deu aos pais deve ser delineada por Deus que é o Pai supremo. Por esse motivo os pais devem ter todo o cuidado, para que não abusem da autoridade dada por Deus, não perdendo o controle na hora de corrigir os filhos.

2. Passo - Criar em amor. A palavra criar parece não ter muito valor na atualidade, pois, várias vezes vemos nos noticiários de TV crianças sendo abandonadas em lugares absurdos ou senão até mesmo mortas de forma cruel e desumana. Mas segundo o Apóstolo Paulo esta palavra tem muito valor. No grego a palavra criar tem como significado nutrir, cuidar. Esta palavra é usada em Efésios 5.29, com o sentido de cuidar do próprio corpo, mas no versículo quatro a mesma palavra é usada, mas no sentido de criação dos filhos, indicando que com o mesmo cuidado que se tem para o próprio corpo, deve ser ter com os filhos nutrindo no caminho cristão com todo cuidado e amor, como a tradução de Calvino “Sejam acalentados com afeição”.
Mas o grande problema são os pais que de certa forma não cumprem com o papel de criar seus filhos no caminho cristão, mas simplesmente delegam esta responsabilidade a escola ou a igreja, mas se esquecem que esta tarefa não é dos outros, Deus deu aos pais e ninguém pode substituí-los, pois, só os pais podem cumpri-lo de forma completa. Há alguns que tentam alegar que o problema é a falta de tempo, devido ao cotidiano, ao trabalho e varias outras desculpas. E ao passar do tempo devido a tal falta de responsabilidade os filhos crescem e se tornam alvos constantes do inimigo.
O Dr. Lloyd Jones certa vez disse: se os pais dedicassem tanta atenção à criação dos seus filhos, quanto dedica à criação de cachorros e flores, a situação seria muito diferente.

3° Passo. Na disciplina e admoestação do Senhor. A palavra disciplina no grego significa treinamento por disciplina, até mesmo com castigo se necessário. Em sentido mais amplo significa educação, no sentido de desenvolvimento mental, moral e do caráter da criança.
Já a palavra admoestação também no grego tem como significado instrução, advertência, avisos e censuras. Refere-se à educação verbal, tanto como correção e como incentivo. Portanto este versículo ensina a disciplinar em forma de ação e em forma de palavras.
Mas não se deve esquecer o fim do versículo diz no Senhor, ensinando que por trás da disciplina e instrução dos pais há o próprio Senhor que é o Pai supremo e o administrador da disciplina. Os pais não devem se preocupar somente se seus filhos estão se submetendo a sua autoridade, mas sim se estes estão através dessa obediência cheguem a conhecer o Senhor e obedecer-lhe .
A disciplina e a instrução se unem com um alvo especifico, levar a criança a conhecer a cristo.
O grande problema é que a disciplina nos dias de hoje esta desvirtuada. No passado havia disciplina nos lares, mas atualmente há uma liberdade destruidora dentro dos lares, os pais não impõem limites e os filhos fazem simplesmente o que querem, freqüentam todo e qualquer tipo de programa nos fins de semana, e ainda diz aos pais antes de sair “não tenho hora pra voltar”, isso quando dizem. Sem esquecer que a mídia tem influenciado a juventude e as famílias de hoje, servindo de modelo para ser seguido, um modelo falho e ilusório. E através da evolução da família moderna, vem destruição dos valores morais. Mas lembre – se sua casa é do Senhor não se deixe influenciar pelos modelos familiares de hoje, pois, a palavra do Senhor nos diz em Provérbios 22.6, “instrua a criança segundo seus objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”.



Ev. André Rubinho
Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário