sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Santificação


Nesta semana vi uma imagem que sinceramente me chamou a atenção, mas ao mesmo tempo me levou a imaginar o momento que estamos enfrentando em nossos dias. Vi uma menina de aproximademente 12 a 13 anos se agarrando com um menino aparentemente mais velho a luz do dia, enquanto as pessoas transitavam pelo local. Para muitos isto já se tornou algo normal, “faz parte”, “os tempos mudaram” não é mesmo?. É verdade, apesar de ser jovem de uns tempos pra cá muitas coisas mudaram. Antigamente não viamos por aí homossexuais se beijando, hoje em quase todos os lugares que passamos é possivel ver tal fato. Meninas de 12, 13 anos brincavam de boneca, meninos jogavam bola, as prioridades eram outras. Mas hoje muitos diriam- Qual o problema em ficar? E que tem demais fazer sexo no namoro? Não vejo problema em trair? Isto é o que ouvimos hoje. Porém no Brasil, segundo uma pesquisa feita a média é de 83 nascimentos a cada mil adolescentes ¹ . Isto é uma realidade. Muita coisa mudou e infelizmente muitas coisas deste “mundo” perverso adentrou a igreja. Mudou o nome de pecado, agora ele é problema, mudou o nome do sexo antes do casamento e adultério, passou a chamar necessidades biológicas. Porque se preocupar com isso? Porque ser cristão é aquele que busca ser como Cristo. Sendo assim vejamos o que a Bíblia nos diz em I Ts. 4.3-7: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo”.
O nosso Deus não tolera o pecado, seja qual for, porém este texto nos declara a importância da santificação também na área sexual. Paulo nos ensina que devemos fugir de algumas coisas. Comecemos com a prostituição, em algumas versões imoralidade sexual. Naquele contexto do século I a.C, os padrões morais erão degradantes e baixos, a castidade era considerado algo sem valor, porém o Ap. Paulo defende os padrões bíblicos e exigentes de Deus. No entanto em nossos dias está diferente? Não, pois o ato de abster-se do sexo até o casamento é motivo de chacota para muitos. Quanto a prostituição ela é crescente e assustadora, basta clicar o mouse do computador e logo é possível acessar um site de prostituição. O crente diante disto deve fugir, abster-se deste mal que tem destruido muitas vidas e até mesmo familias. O cristão deve ser diferente de prática de vida daquele que não é cristão. Outra questão é o que Paulo diz no versículo 6: Ninguém defraude seu irmão, noutras versões defraudar é prejudicar. O sentido de defraudar é tirar o direito do próximo. É excitar ou despertar desejos sexuais noutra pessoa, utilizando como se fosse propriedade própria. Os pecados sexuais lesam outras pessoas, além de quem esta praticando. O Sexo pré- nupcial tira o direito do futuro conjuge, pois retira a virgindade desta, algo que é essencial para o casamento. No caso do adultério a outra parte sempre é lesionada. Então o que fazer se o que estamos vendo já era um problema enfrentado pelo Apóstolo Paulo no I século a.C? Devemos buscar ao máximo nos livrar deste mal que sempre nos rodeia e nos apegarmos a Cristo e dependermos totalmente do Espirito Santo. Lembrando que não há tentação maior que possamos suportar (I Cor.10.13). Se estava preso a prostituição fuja porque o Apóstolo Paulo diz: Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (I Cor. 6.13). Se estava defraudando alguém corra e mude porque com Deus sempre a uma nova chance. Caso algo como isto aconteceu com você, não se culpe, Deus lhe ama da mesma forma, porém tente acertar daqui pra frente. Não deixe sua vida ser conduzida pelos conceitos do mundo e sim por Deus, pois com Ele só temos a ganhar. Busque a santidade em todo o tempo e siga os padrões de Deus para sua vida.
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”. (Rm. 12.2).

¹http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,gravidez-precoce-atinge-25-das-maes-latino-americanas,270128,0.htm
Biblia de estudo N.V.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário