terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quando a graça é desvalorizada


Certa vez uma chamada de reportagem sobre autoflagelo na TV e de repente apareceu a imagem de um homem pagando promessas de joelho que dizia: “Se Jesus sofreu porque não devemos sofrer”. Esta frase me levou a pensar o quanto a graça de Deus é desconhecida e desvalorizada por muitas pessoas que estão aprisionadas por seus próprios conceitos, que receberam talvez de seus pais, que por sua vez receberam de seus antepassados através de uma religiosidade e desconhecem realmente quem é Jesus.
Porém devemos relevar e perceber que tal conceito equivocado se encontra dentro de muitas igrejas “evangélicas” no Brasil, na qual levam seus membros a serem salvos por Cristo mediante aos seus próprios méritos ou obras e acabam destituindo a graça de Deus. Para entendermos melhor vejamos o significado de graça. A graça é uma palavra latina traduzida do grego Charis, que significa; graciosidade, benevolência, favor ou bondade. Nada mais é do que um presente de Deus para toda a humanidade.
A Bíblia nos diz em Efésios 2.8,9; Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Nada podemos fazer para conquistarmos a salvação por méritos próprios, pois Jesus Cristo já nos presenteou com ela, basta somente recebê-lo como Salvador de nossas vidas e viver uma vida de dedicação ao reino de Deus. Como Paulo nos diz em Tito 2.11; Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens e o Apóstolo João em I João 2.2 nos diz: E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
Porém este receber Jesus como Salvador não diz respeito a “aceitá-lo” quando convidado a ir à frente da igreja e repetir palavras ditadas pelo pastor ou por alguém. O aceitar a Cristo é no dia a dia através de uma transformação interna e demonstrações exteriores daquilo que ocorreu internamente, e tudo isso devido a ação regeneradora do Espírito Santo. Por isso devemos tomar muito cuidado com aqueles que por muitas vezes dizem ter “aceitado à Cristo” e continuam a viver uma vida desregrada sem ter a Palavra de Deus como direção. Não podemos esquecer dos liberais que se apóiam na graça para pecarem, dizendo “Cristo perdoa todos os nossos pecados, pra que se preocupar?”. Porém o Apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 6.1,2: Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Mediante a isto devemos entender que Cristo nos deu a liberdade (Galatas 5.1), porém esta liberdade não é para fazer o que queremos, mas o que devemos, isto é, não sujeitar-se ao pecado e fazer a vontade de Deus.
Outra questão absurda sobre a graça é condicioná-la a uma lista de regras que devem ser seguidas de uma maneira que servir a Deus se torna um fardo incarregável e totalmente punitivo. Isso nada mais é que legalismo que condiciona a salvação a fatores externos, como vestimentas, cabelo, não jogar bola, não assistir TV, não ir ao cinema, entre tantas outras coisas. Tudo isso demonstra um desconhecimento total da graça de Deus, que nos mostra que a salvação requer de nós uma continua vida de santificação ao nosso Deus, mas nada disso diz respeito a fatores externos e sim internamente. Vivamos então a verdadeira graça de Deus em todo o tempo.

Um comentário:

  1. Deus continue te inspirando e te abençoe de forma que você continue fazendo da palavra escrita um instrumento para alcançar vidas...

    ResponderExcluir