terça-feira, 25 de maio de 2010

Pastores por opção e não por vocação



Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Romanos 11.29

Nos nossos dias temos visto surgir várias denominações e através destas surgem pastores autodenominados, se baseando em revelações e profecias que dizem ser da parte de Deus e assim se encontram fundamentados em suas próprias experiências com Deus, e ai de quem dizer o contrário.
Por isso devemos prestar muita atenção a Palavra de Deus e entender que ser pastor não é simplesmente fazer um curso teológico e exercer tal função, nem tampouco um cabide de emprego para quem está desempregado, nem sequer uma promoção eclesiástica. Ser pastor é uma VOCAÇÂO e não opção. A palavra vocação etimologicamente deriva do verbo latin VOCARE que significa “chamar”. É a tradução do termo “vocatione” que quer dizer chamado, apelo, convite. Isto deixa claro que não é uma escolha feita pela própria pessoa, mas sim uma escolha feita por Deus na eternidade, é um dom divino (Efésios 4.11,12). A Vocação vem a ser o chamado do Pai por meio de Jesus Cristo na força dinamizadora do Espírito Santo.
A problemática é que muitos gostam de ter o “título” de pastor, não para apascentarem as ovelhas; cuidar; alimentar; espantar os lobos; curar as feridas, mas sim com o intuito de coagi-las a agir segundo sua própria vontade de forma autoritária, pois sua palavra tem sempre que prevalecer, por sempre estar “certo” e debaixo da “direção” de Deus, suas palavras são irrevogáveis. E ainda usurpam dos bens dos fiéis como um método de enriquecer. Mas aquele que é vocacionado não vê o ministério como uma forma de obter sucesso pessoal, riquezas, fama, nem reconhecimento, mas como uma forma de proclamar o reino de Deus aquele que precisa ser salvo, e não só salvação para a alma, mas o ser humano como um todo. O verdadeiro pastor vocacionado não age por impulsos, como um ditador, mas sim conduzido pelo Espírito Santo. Não prega a Palavra de Deus como meia verdade, e sim como ela realmente é, não para agradar a homens, mas a Deus. Sempre está pronto a dar a sua vida pelas ovelhas, só pelo simples fato de seu coração estar repleto de amor e compaixão, até mesmo com a ovelha mais problemática e rebelde.
Por isso devemos estar vacinados contra falsos pastores que tem surgido, ensinando absurdos, usando a Palavra como pretexto para aquilo que querem disseminar, sem tampouco terem a vocação de Deus.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1.10

Pr. André Rubinho

Sola Scriptura

Nenhum comentário:

Postar um comentário