sábado, 2 de outubro de 2010

Intimidade com Deus


Nos dias em que estamos vivendo há uma busca incessante por um evangelho que não é o evangelho de Jesus. Muitos querem bênçãos de ordem material, mas poucos querem viver uma vida de intimidade com Deus.
Quando pensamos em viver uma vida de intimidade requer uma mudança de pensamento, onde nossa vontade carnal deixa de ser prioridade. A definição da palavra intimidade no dicionário Aurélio significa caráter do que é intimo; secreto; amizade intima. Quando pensamos nesta definição é notável que no relacionamento de intimidade com Deus, não esta ligada a questões exteriores. Ser intimo de Deus não tem nada a ver com demonstrações exteriores. Intimidade com Deus não esta no fato de como a pessoa se porta num culto, se ela fala em línguas estranhas ou ergue as mãos para o alto na hora do louvor e grita, profetiza ou usa terno e gravata, nada disso é uma evidência de que ela tem mais intimidade com Deus. Visto que esta intimidade deve ser cultivada em secreto com Deus, é algo de dentro para fora e quando isto acontece certamente não precisará ser demonstrado, pois, será visto por todos. Uma verdadeira intimidade é gerada através de relacionamento. Quando se tem um amigo, você passa muitos meses ou dias sem falar com ele? Dificilmente né? Pois quando se é amigo de alguém buscamos manter contato sempre que possível, existe uma convivência, um sabe o que o outro gosta mais ou não gosta. Porém muitos querem ser amigos de Deus aos finais de semana e durante o decorrer da semana nem sequer pensam em Deus. Para ser amigo de Deus é necessário ter um desejo intenso de buscá-lo, ter sede de conhecê-lo, de ser amigo intimo e fazer sua vontade, assim como disse o Salmista no Salmo 42: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!”
Isto é possível se praticarmos aquilo que a Palavra de Deus nos ensina. A intimidade com Deus diz respeito aquilo que se faz quando está sozinho na internet, no quarto, no trabalho, em qualquer lugar onde não há ninguém olhando, somente Deus. Isto quer dizer que intimidade esta mais relacionada ao caráter do que qualquer outra coisa. Diante deste fato o diabo age de forma ardil para destruir a nossa vida com Deus, este é o papel dele através das tentações, do pecado, do stress, do nervosismo, da falta de perdão, isto é, da falta de amor tão crescente em nossos dias (João 10.10).
Ter intimidade com Deus requer uma vida de disciplina espiritual através da dedicação a oração, jejum e leitura bíblica. Porém esta "trilogia" não deve ser praticada como um fardo ou dever, mas, sim como algo desejado no intimo do nosso ser. A oração sem vontade é vã, jejum sem propósito é mera abstinência de comida e leitura bíblica somente pra dizer que leu, de nada vale.
Outra situação que devemos estar conscientes é que não se deve buscar ter intimidade com Deus quando as coisas em sua vida estão bem nas finanças, na família, no trabalho, mas tenha intimidade quando tudo esta desabando ao seu redor, assim como disse o profeta Habacuque: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação (3.17,18). Só é possível dizer isso quando se tem certo grau de intimidade com Deus. Portanto ter intimidade com Deus requer uma vida de constante arrependimento, devoção, santificação e principalmente temor ao nosso Deus. Quanto mais termos intimidade com Deus mais absorveremos os seus valores.
Viva esta intimidade com Deus e sua vida mudará!!

“O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles”. (Salmos 25.14 N.T.L.H)


Fique na paz de Jesus!

Um comentário:

  1. GOSTEI,É ESSE VERDADEIRO EVANGELHO QUE TEM QUE SER GRITADO PRA TODO MUNDO OUVIR!

    ResponderExcluir