sexta-feira, 1 de março de 2013

Enquanto o fim do mundo não chega...


No final de 2012 mais uma vez disseram que o mundo iria acabar com data marcada segundo o calendário maia. Porém estamos aqui vivos e tudo da mesma forma com antes. Nesse caso nós que somos cristãos o que devemos fazer ouvindo tantas bobagens referentes ao fim do mundo, já que em alguns momentos líderes supostamente evangélicos tentam também definir datas para a volta de Jesus ou quando surgirá o anti-Cristo, será o novo papa que substituirá Bento XVI? São estes os pensamentos que vagueiam no imaginário evangélico, onde alguns líderes que tem poder de persuasão em seus discursos acabam influenciando seus seguidores a pensarem da mesma forma ouvindo pregações sem pé nem cabeça, falando de assuntos que nem a própria Bíblia não deixa claro. Talvez porque se tornaram detentores de uma “verdade” que nada tem de verdade e acabam enganando a muitos que na ânsia de resolverem seus problemas existenciais acabam creditando sua fé num deus criado por tal líder. Se preocupam com o momento e não com o eterno. Se preocupam apenas consigo mesmo, e nem um pouco com o próximo ou se preocupa somente quando o próximo pode lhe ajudar em algo que lhe dê lucro. Desta forma enquanto o fim do mundo não chega, o que nós que nos preocupamos em cumprir o ide de Jesus estamos realizando? Estamos pregando um evangelho que se preocupa com o pobre, injustiçado, marginalizado, aquele que para o qual ninguém fixa o olhar e nem um menos lhe oferece um abraço. Talvez pregamos uma mensagem correta com a proposta da cruz, porém a prática esta distante do discurso. Será que estamos sendo igreja que impacta e causa transformação social, que não só discursa, mas olha para o homem como um todo, não só sua alma. Orar para que Deus abençoe uma pessoa que está com fome não muda a realidade dela, oração não enche barriga, você é o agente de Deus para transformar a realidade dessa pessoa.  Fazer com que a pessoa professe Cristo com a boca é até fácil, e a pessoa como está no sentido de alimentação, moradia, emprego? São coisas que não nos preocupamos, mas que são fundamentais. Pode ser que você diga: “mas eu não posso resolver o problema do mundo inteiro”, ou diga que não tem dinheiro para fazer coisas grandes. Certo, porém tenho certeza que a realidade de uma pessoa você pode mudar.
Todos os dias ligamos a TV e ficamos perplexos com noticias sobre nossa política. A notícia mais atual é a presidência do Senado nas mãos de Renan Calheiros, homem no qual tem provado incapaz por suas ações de assumir tal posição. Reclamamos de Renan Calheiros, todavia o que fazemos para que ele não continue como presidente do senado. Façamos algo ou nos omitamos e aceitemos sermos conduzidos por homens de caráter dúbio e fálico.
Devemos esperar pela volta de Cristo, mas será de braços cruzados com filhotes de passarinho a esperar por alimentação. Acredito ser o momento de combatermos esse evangelho maldito e corrompido por líderes débeis sendo mais atuantes como igreja de Cristo. Evangelho para o homem todo, enquanto o fim do mundo não chega!